
Evento vai debater as raízes da formação social brasileira e resistência
9º Encontro Nacional do Nesem será realizado durante a Bienal do Livro, de 3 a 7 de novembro
Manuella Soares - jornalista
Estão abertas as inscrições para o 9º Encontro Nacional do Nesem (Núcleo Escravidão e Sociedade na Época Moderna), que vai ser realizado de 3 a 7 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, durante a programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Com o tema Entre Laços e Heranças – História da África e do Brasil, o evento promete uma imersão nas relações históricas, culturais e sociais entre esses dois povos, destacando suas conexões e influências no presente. As vagas limitadas e gratuitas já podem ser garantidas por meio do site oficial clicando aqui.
A programação inclui oficinas sobre estratégias pedagógicas para fortalecer a identidade cultural, letramentos indígenas, relações raciais, além de mesas que abordarão temas como fronteiras e diáspora entre Brasil e África, histórias de indígenas e africanos, formação do Brasil Império, tráfico e escravidão, resistências e lutas por liberdade, além de reflexões sobre educação, história e relações raciais.
Durante o evento haverá lançamentos de livros, apresentações de banners e discussões sobre o papel da África na cultura popular brasileira, como o carnaval carioca. A programação também conta com duas grandes palestras com convidados como Lilia Katri Moritz Schwarcz (USP e Princiton University), Flávio dos Santos Gomes (UFRJ) e Valéria Costa, promovendo um diálogo sobre as raízes e legados históricos.
Além disso, o encontro é uma oportunidade para pesquisadores, professores, estudantes e interessados na temática da escravidão, diáspora, cultura afro-brasileira e relações raciais, promovendo debates, oficinas, mesas-redondas, palestras e atividades culturais. Para mais informações e novidades, siga o perfil @nesemufal nas redes sociais.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do nosso site e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.