Hemoal promove cadastro para doação de medula óssea
Hemoal promove cadastro para doação de medula óssea na Bienal do Livro (Foto: Luiz Tavares)

Hemoal promove cadastro para doação de medula óssea

Ação ocorreu na tarde desta segunda-feira (3), no estande da Uncisal

Ascom Bienal com Josenildo Torres - Ascom Hemoal

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu, na tarde da segunda-feira (3), ação itinerante para cadastro de doadores de medula óssea na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no bairro Jaraguá, em Maceió. A ação ocorreu no estande da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com o grupo Doutores da Alegria.

Durante a ação, 36 pessoas se cadastraram e, a partir de agora, integram o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com isso, Alagoas já conta com quase 70 mil voluntários cadastrados e que estão preparados para salvar a vida de pessoas que precisam do transplante.

A medida ajuda a encontrar doadores voluntários para ajudar a salvar a vida de pessoas acometidas por doenças hematológicas. Entre estas doenças está a leucemia, cujas pessoas acometidas precisam do transplante de medula óssea. E como para cada 100 mil doadores cadastrados, apenas um será compatível com um receptor, é necessário ampliar o número de voluntários cadastrados para a doação. "Por isso promovemos esta ação durante a Bienal Internacional do Livro, para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Redome", frisou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

Cadastro e doação

Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter entre 18 a 35 anos de idade, portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS. Após apresentar a documentação, o candidato faz a doação de 5 ml de sangue, visando analisar se o código genético é compatível com o de um receptor.

Estão impedidos de se cadastrar como doadores de medula óssea os voluntários que tenham histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, como o lúpus. Caso o voluntário também seja acometido por uma doença infectocontagiosa, como a Aids, é proibido de se candidatar para o cadastro.

Vale ressaltar que, caso haja compatibilidade com um paciente que precisa do transplante de medula óssea, o doador será convocado para realizar exames complementares. A doação de e medula óssea consiste em uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral, e o doador é liberado em até 48 horas.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural