Imprensa Oficial comemora sucesso na Bienal 2025
Foram 1.196 vendas realizadas, totalizando 2.483 unidades, entre lançamentos, reedições e reimpressões comercializados no período
Ascom Bienal com Ascom Imprensa Oficial
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos foi destaque na 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Realizado entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, o maior evento literário e cultural do estado reuniu milhares de pessoas, ao longo dos dez dias de encontro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, onde a editora da Imprensa Oficial chamou a atenção não apenas com seu estande exclusivo, mas, principalmente, pelo catálogo de publicações preparado especialmente para a Bienal.
Foram 1.196 vendas realizadas durante o encontro, totalizando 2.483 livros (entre lançamentos, reedições e reimpressões) comercializados no período. E no ranking dos dez mais vendidos na Bienal deste ano, cujo tema foi Brasil e África: ligados culturalmente em seus Ritos e Raízes, seis são da Coleção Graciliano Ramos, formada por sete obras do célebre autor, sendo três destinadas ao público infanto-juvenil.
O campeão de vendas, porém, foi Diário de uma Mãe de Santo, segundo livro de Mãe Neide Oyá d’Oxum – patrimônio vivo de Alagoas e patronesse da Bienal 2025 – publicado pela Imprensa Oficial, seguido dos romances Angústia e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, cuja coleção é formada por mais cinco títulos: São Bernardo e Caetés, além de Minsk, Histórias de Alexandre e A Terra dos Meninos Pelados, livros infantis que contaram com a contribuição de ilustradores alagoanos.
Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Mauricio Bugarim, a Bienal deste ano confirmou o trabalho de excelência desenvolvido pela editora.
“O nosso trabalho visa fomentar a produção literária alagoana, incentivando a formação de cada vez mais leitores. Por isso é que montamos uma programação repleta de atrações, com rodas de conversa que reuniu diversos especialistas, além, é claro, de publicações para todos os públicos. Foi a mais diversa e inclusiva programação da editora numa edição de Bienal, e isso é resultado da sensibilidade do governador Paulo Dantas e de toda a sua equipe, que seguem apoiando, verdadeiramente, a cultura local”, avaliou.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também teve como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Veja tudo que aconteceu na Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.