Livro que revisita ditadura em Alagoas será lançado na Bienal de Alagoas
Obra mostra como o regime militar e as elites alagoanas se articularam localmente para um segundo golpe pós-64, endurecendo ainda mais o regime no estado
Ascom Bienal
Fruto de uma investigação minuciosa, Alagoas: Ditadura, Subversivos, Heranças reúne documentos confidenciais, relatos de perseguição e registros institucionais que revelam como o regime militar e as elites alagoanas se articularam localmente para um segundo golpe pós-64, endurecendo ainda mais o regime em Alagoas e gerando marcas que ainda persistem na estrutura política e social do estado. O livro será lançado na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas no estande 92, do Coletivo Mulheres que Escrevem.
A obra do jornalista e pesquisador Odilon Rios propõe uma leitura crítica sobre os mecanismos de repressão em Alagoas, abordando desde a atuação de agentes da ditadura em órgãos públicos até os silenciamentos impostos a estudantes, professores, jornalistas e lideranças populares. Com linguagem acessível, mas rigor metodológico, o autor constrói uma narrativa que dialoga com os campos da História, Sociologia, Comunicação e Direitos Humanos.
“Este livro não é apenas uma denúncia, mas uma tentativa de compreender como o autoritarismo se enraizou nas práticas institucionais e culturais de Alagoas, com nomes estratégicos das elites locais e abordados neste trabalho. A ditadura não foi apenas um fenômeno nacional — ela teve expressões regionais que precisam ser conhecidas e debatidas”, afirmou Odilon.
A publicação é um esforço de descentralização da memória histórica, valorizando fontes locais e vozes que foram silenciadas. Para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o livro representa uma oportunidade de ampliar o repertório crítico sobre o período ditatorial, especialmente no contexto nordestino, frequentemente negligenciado pelas grandes narrativas nacionais.
Vale reforçar que mesmo com o lançamento durante a Bienal, o livro, que conta com um total de 100 páginas, já está disponível em pré-venda pelo valor de R$ 47 (frete incluso) pelo número (82) 98871-0198 (whatsapp).
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial https://bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.