Bienal lança livro com informações inéditas sobre criação de Arapiraca
Livro traz informações inéditas sobre a fundação de Arapiraca, no Agreste (Foto: Reprodução)

Bienal lança livro com informações inéditas sobre criação de Arapiraca

Publicação traz informações inéditas sobre a fundação e colonização da cidade

Ascom Bienal

Manoel André, ocupação, desbravamento e fundação de Arapiraca. Este é o título de um livro que traz informações inéditas sobre a fundação da segunda maior cidade do estado que será lançado durante a programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso no bairro de Jaraguá, em Maceió. O lançamento será no domingo, dia 1º, e a entrada é franca. 

As histórias sobre a fundação de Arapiraca, que comemora 101 anos de fundação no dia 30 de outubro, ganham um novo capítulo com as descobertas recentes dos historiadores Gilberto Barbosa Filho e José Sandro da Silva, que mostram documentos sobre a origem, localização e o processo de compra e ocupação das terras da Fazenda Cangandu, que mais tarde dariam espaço à povoação de Arapiraca. 

Há também a transcrição do documento das terras compradas pelo sogro de Manoel André, apontamentos sobre a ocupação indígena e o uso de mão de obra escrava, com a transcrição de cartas de alforria e outras informações sobre genealogia da família de Manoel André e de sua esposa, Maria Valente Correia, bem como a transcrição do inventário de Manoel André e a maior exposição de fotografias históricas de Arapiraca.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Ufal e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 e outras informações da programação por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.