Livro que reúne a história dos governadores de Alagoas é lançado
Obra resgata a trajetória política do estado e será disponibilizado em versão digital no site da Agência Alagoas
Ascom Bienal com Severino Carvalho - Agência Alagoas
O estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), na 11ª Bienal de Alagoas, recebeu, na noite da última quinta-feira (6), o lançamento do livro Galeria dos Governadores de Alagoas - a história na linha do tempo. A obra, organizada pela Secom/AL, celebra os 136 anos da Proclamação da República, e conta a história política do estado tendo como fio condutor as gestões dos governantes que ocuparam o comando do Executivo desde a chamada Primeira República, em 1889, até os dias atuais.
O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, participou da solenidade e destacou a contribuição histórica da obra.
“O livro é resultado de pesquisa aprofundada sobre a história de cada gestão estadual, abrange 136 anos de governança. Nele, o leitor poderá acompanhar as ações e o percurso dos gestores estaduais, com uma apresentação cuidadosa e pesquisa realizada por historiadores alagoanos de renome. Tenho convicção de que esta obra será uma importante fonte de pesquisa, e que todos se encantarão com ela”, afirmou Palhares.
O prefácio é assinado pelo jornalista e ex-secretário de Estado da Comunicação Joaldo Cavalcante, que também prestigiou o lançamento. Ele lembrou que o livro foi idealizado pelo governador Paulo Dantas que, com sensibilidade editorial, ao observar a Galeria dos Governadores, instalada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, disse: “Isso dá um belo livro”.
E ele continuou: “Assim, nasceu a Galeria dos Governadores: uma obra completa e criteriosa, graças à participação de profissionais, historiadores, e ao cuidadoso processo de pesquisa. Diversas fontes, como arquivos públicos, bibliotecas e outras referências bibliográficas, foram consultadas para compor o conteúdo informativo”, celebrou Joaldo.
Parte da história contada no livro, o vice-governador Ronaldo Lessa – que por dois mandatos conduziu o Executivo Estadual – prestigiou o lançamento da obra.
“O livro, ao narrar a história de Alagoas, um estado com protagonismo político, cumpre um papel fundamental. Ele resgata a memória, muitas vezes fragilizada, e corrige possíveis interpretações superficiais do passado”, pontuou Lessa
Prestigiaram ainda a solenidade os reitores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo; o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maurício Bugarim; e o desembargador Kléver Loureiro, que foi governador interino em 2022, cuja gestão também integra o livro.
Versão digital
O livro Galeria dos Governadores de Alagoas - a história na linha do tempo teve coordenação editorial da jornalista Fátima Almeida, revisão de Tatiana Magalhães, e projeto gráfico de Ronaldo Pontes.
Fátima Almeida informou, durante a solenidade, que em breve a versão digital do livro estará disponível no site da Agência Alagoas, democratizando todo o conteúdo da obra física aos leitores.
Para ela, trabalhar na coordenação editorial “foi um verdadeiro passeio pela história de Alagoas”. A jornalista também destacou a parceria com Ronaldo Pontes.
“A gente procurou fazer a identidade visual em um formato que fosse diferenciado do formato tradicional, um formato maior, do tamanho da grandiosidade dessa obra. As imagens foram tratadas em tom sépia para realçar o valor histórico e estético”, explicou Pontes.
Expediente
Cabe reforçar ainda que a publicação foi coordenada pelo professor Edvaldo Francisco e conta com pesquisa e texto dos professores doutores Gian Melo, Marcelo Góes, Amaro Leite, e das historiadoras Fabiana Mariano e Tarcyelma Lira.
Presente à solenidade de lançamento, Marcelo Góes afirmou que a obra é essencial para pesquisadores e outras pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre a história política de Alagoas no período republicano.
“Essa obra aponta as realizações dos governos de Alagoas. Ela foi produzida a partir do rigor, do ofício da história, com pesquisa documental no Arquivo Público de Alagoas, no Instituto Histórico, mas também em acervos fora do estado, e escrita por historiadores profissionais”, observou o professor.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.