Mais de 12 mil estudantes e professores já participaram
Evento prevê a passagem de mais 600 escolas de diferentes regiões do estado
Janaina Farias - jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
Em apenas seis dias desde a abertura do evento, mais de 12 mil alunos e professores já passaram pelos corredores do Centro de Convenções de Maceió para prestigiar as atrações da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O número, segundo a comissão de agendamento e recepção das escolas, reflete a expectativa da organização, que prevê a passagem de mais 600 escolas oriundas de diferentes regiões do estado.
De acordo com Cristiane Honorato, integrante da Comissão de Assessoria Pedagógica e de Interlocução com as Escolas, a expectativa é das melhores: “A ideia é sempre ter essa questão do agendamento, para que a gente possa ter o controle e não ultrapassar o quantitativo determinado pelo Corpo de Bombeiros para acesso ao espaço”, explicou.
Como forma de ampliar o maior número de visitas de instituições, a organização do evento priorizou agendar 50 pessoas por instituições, o que, segundo ela, favorece ampliar o número de escolas visitantes: “Isso amplia o número de instituições participantes, inclusive de municípios do interior que nunca tiveram oportunidade de vir a Maceió e participar de um evento desse porte”, afirmou.
Do interior para a Bienal
Cristiane Honorato contou à reportagem que escolas de municípios como Igaci, Delmiro Gouveia e Maravilha, que nunca tiveram a oportunidade de sequer vir a Maceió, puderam participar dessa vez: “Isso permitiu possibilitar o acesso de mais escolas do interior, de participar de um evento como esse e ter acesso ao que eles antes viam apenas pela TV o que é a Bienal”, destacou.
Além da visita à Feira de Livros, o agendamento também possibilita que as escolas participem das atividades artísticas distribuídas em vários espaços: “O agendamento faz com que a gente se programe para receber essas escolas não só na feira, mas também nos espaços artísticos e culturais. Temos uma programação maravilhosa no Teatro Gustavo Leite, onde os alunos e professores sobem ao palco e interagem com as atrações”, finalizou Honorato.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.