Oficina incentivou estudantes a expressarem emoções pela escrita
Atividade foi promovida pela Semed na Bienal do Livro de Alagoas
Ascom Bienal com Maria Clara Tenório - Ascom Semed
A poesia tomou conta da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com a oficina Tecendo Poemas, ministrada pelo técnico-pedagógico e escritor, Emanuel Galvão, da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). A atividade, que ocorreu no estande da Semed, integra o projeto “Escritores Nascem na Escola”, que visa despertar entre os estudantes da rede pública o gosto pela leitura, pela escrita e pela criação literária.
Durante a oficina, Emanuel conduziu uma série de atividades que uniram aprendizado e criatividade. Ele começou apresentando o conceito de poesia e poema, explicando as diferenças entre ambos e mostrando exemplos que ajudaram as crianças a compreender como as rimas acontecem e como as emoções podem ser traduzidas em palavras.
Em seguida, os participantes foram convidados a criar seus próprios versos, inspirados em suas vivências, sentimentos e imaginação. Para tornar a experiência ainda mais especial, Emanuel sorteou entre os participantes exemplares de seu novo livro infantil, lançado durante a Bienal, “Eu abro a janela e vejo a vida bela”, incentivando-os a continuar explorando o universo da literatura, mesmo após o término da oficina.
Idealizador do projeto “Escritores Nascem na Escola”, criado durante a primeira Olimpíada de Língua Portuguesa da Semed, Emanuel reforçou a importância de cultivar desde cedo o amor pela escrita. “Chamamos o projeto assim porque é na escola que aprendemos a ler e escrever, e os próprios alunos reconhecem isso. Eles dizem que é lá que nascem os escritores. A Bienal é uma forma de mostrar esse trabalho e valorizar o talento das nossas crianças”, destacou.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.