Prefeitura incentiva a leitura com distribuição de 15 mil vale-livros
Iniciativa reforça o compromisso com a formação de leitores e a valorização da educação pública em Alagoas
Janaína Farias - jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
Durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está distribuindo cerca de 15 mil vale-livros como forma de incentivo à leitura entre alunos, professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino durante os dez dias do maior evento literário de Alagoas.
O Secretário Municipal de Educação de Maceió, Luiz Rogério Neves Lima, destacou que o incentivo à leitura é um dos pilares da rede municipal e que a participação na Bienal reforça essa política. Segundo ele, o vale-livro representa o compromisso do prefeito JHC e da Semed em ampliar o acesso de alunos e professores ao universo da leitura e do conhecimento.
“A Semed tem investido fortemente em ações que promovem o desenvolvimento educacional, com a realização de aulões, formações e atividades voltadas para a melhoria dos índices de aprendizagem. A participação na Bienal do Livro reforça esse compromisso. O prefeito de Maceió, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, investiu na distribuição do vale-livro justamente para fortalecer essa política de valorização da leitura, ampliando o acesso de alunos e professores ao universo literário”, destacou o secretário.
De acordo com a Subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida, a ação faz parte da política de leitura da Semed. Ela explica que os vales têm valores diferenciados: R$ 20,00 para cada um dos 11 mil estudantes, e R$ 80,00 para aproximadamente 4.500 professores e servidores administrativos: “O vale-livro é um incentivo à leitura e também um movimento econômico importante para os livreiros da feira. Queremos que nossos alunos e professores se sintam valorizados e ampliem seu processo de leitura e letramento”, afirmou Tânia Almeida.
Para ela, a ação reflete o compromisso do prefeito JHC e do secretário Rogério Lima com a valorização da educação e da cultura em Maceió: “Nosso prefeito abraçou a causa e garantiu recursos para que alunos e professores pudessem viver essa experiência. É uma valorização real da educação”, concluiu.
O evento também contará com a participação especial da cantora e escritora Fernanda Takai, da banda mineira Pato Fu, que visitará o estande e participará de atividades nas escolas municipais.
Vale–livro
A professora Ana Cristina, da Escola Municipal Maria de Fátima Lyra, destacou a importância da iniciativa: “O vale-livro foi muito importante para os alunos, porque muitos nunca tiveram a oportunidade de comprar um livro. Cada um pôde escolher o gênero que gosta, e isso é um grande incentivo. Para nós, professores, também é uma forma de valorização e estímulo à leitura além da sala de aula”.
O estudante Ayran Henrique Lopes, de 11 anos, da Escola Municipal Maria de Fátima Lyra, foi um dos alunos beneficiados com o vale-livro distribuído pela Prefeitura de Maceió durante o evento: “Comprei um livro do Sônic que veio com lápis de cor. Escolhi esse porque eu não tinha lápis de cor”, contou Ayran, entusiasmado com a experiência de participar da Bienal.
Programação
Além da distribuição dos vales, o estande da Prefeitura de Maceió tem atraído a atenção do público com painéis de LED, oficinas de pintura facial, penteados afros e um espaço sensorial voltado para acolher crianças com autismo e outras condições intelectuais. O espaço conta com abafadores, brinquedos e atividades interativas.
A subsecretária destacou ainda a presença de lançamentos de livros produzidos por alunos e professores, bem como um espaço afrofuturista e salas formativas com palestras sobre democratização da leitura.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.