Professor aposentado da Ufal lançará livro na 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Minhas Músicas Umas Histórias, de Jaime Evaristo, será lançado no dia 1º de novembro, às 19h
Ascom Bienal
O professor Jaime Evaristo, que atuou nos Institutos de Matemática (IM) e de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entre os anos de 1974 e 2018, lançará seu mais novo livro Minhas Músicas Umas Histórias, que discute a criação de 47 de suas composições — inclusive a primeira, que o fez se tornar um compositor, mesmo não tendo dotes para cantar nem tocar.
Músicas enaltecendo as belezas, materiais e imateriais, de Alagoas, Um Dia Lindo — “um passeio nas praias do litoral Sul”, no dizer de Lima Neto, seu excelente intérprete — Alagoas de Coisas Boas, que registra as qualidades do folclore (Alagoas do cordão azul/Alagoas do cordão encarnado/...), de belezas naturais (...Alagoas de Paripueira/Das Galés de Maragogi/Alagoas da lindas lagoas/Do Francês do Gunga/Só tem coisas boas/...), da gente (.../Alagoas de Graciliano/Jorge de Lima, Pontes de Miranda/Alagoas de Nise e Cacá/Marta, Floriano/Gente melhor não há/...) e da gastronomia (... Alagoas do sururu/Das broas, das tapiocas/Alagoas dos caranguejos/Maçunin, do coco/Só merece beijos) de nossa terra.
Frevos para o Bloco Folipueira, para o Pinto da Madrugada, para os Seresteiros da Pitanguinha, uma bela homenagem ao inesquecível Edécio Lopes, Pintando um Cara.
Canções para netos (.../Uma festa na escola/Um jogo de bola/Um túnel na areia da praia/Velar seu sono com medo que caia/...) e para os seus netos (Cheguei! Eu cheguei/Pra ser um rei/Rei da alegria, rei da simpatia, da Felicidade/..., para o mais novo), para uma filha (.../É ela, sim/É ela sim/De alta ou de tênis/É Fênix, é Fênix, é bela/...), duas para a esposa Salete — um bolero (Não foi caso pensado/Querer viver a teu lado/Querer te ver feliz/...) e um forró (Um poeta já disse/Que o amor às vezes é sandice/Pode trazer confusão/Isso não houve comigo/O meu amor é antigo/É verdadeira paixão/...) e uma para uma sobrinha (Gosto de ser Zozô/Gosto da vida, eu gosto do amor/...).
Uma música sobre um sonho do autor (...Eram milhões de Mandelas/Dulces, muitas delas/Teresas de montão/Gandhis, Martin Luther Kings/Não havia ringues/...), uma canção inspirada na relação entre Rita Lee e Roberto de Carvalho (...Me ame na relva, morangos, champã/Me ame na selva, Jane, Tarzan/Me ame no mar, na Terra, no ar/Me em todo lugar/...), outra a partir de um vídeo do Caetano Veloso comparando o mar da Calábria com o de Maceió.
Hinos
O livro do professor Jaime Evaristo também conta com hinos oficiais de instituições: Hino do Colégio Santa Amélia, da Escolinha de Futsal Tubarões e o Hino Oficial da Ufal, escolhido por concurso realizado em 2011 para marcar o cinquentenário da universidade.
Um hino à Filarmônica de Alagoas (És mais uma joia rara/Nessa terra refulgente/És vida, és gente odara/Cada uma no papel diligente/...) e hinos à artistas nordestinos (Dona Marinita, da renda singeleza, Jota Borges, Nelson da Rabeca, Mestre Vitalino, Flávio José, Patativa de Assaré), músicas que integraram a musicalização do Espetáculo Junino 2024, do Colégio Santa Amélia.
“Ter me inserido no mundo da composição musical e poder divulgar as emoções em um livro me trouxe momentos de felicidade à beira do infinito”, falou, empolgado, o professor Jaime, usando um pouco da linguagem matemática utilizada metaforicamente em uma das suas canções, todas disponíveis em seu canal do YouTube.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.