Nesta quarta: Edufal lança livros digitais no estande Quilombo Literário
Quarta-feira será de lançamentos de livros digitais no estande da Edufal (Foto: Jônatas Medeiros)

Nesta quarta: Edufal lança livros digitais no estande Quilombo Literário

Novidades em Psicologia, Educação, História e Cultura serão apresentadas ao público com download gratuito

Manuella Soares - jornalista

A Edufal chega à metade da 11ª Bienal de Alagoas convidando estudantes, pesquisadores e demais interessados para o lançamento de uma seleção de livros digitais. O evento será nesta quarta-feira (5), das 16h às 17h, no estande da editora no Centro de Convenções. A entrada é franca.

O lançamento dos e-books promete ampliar o acesso a publicações acadêmicas e culturais nas áreas de Psicologia, Educação, História, Gestão Pública, Juventudes e Filosofia, entre outras. Os destaques da cerimônia coletiva são:

Agressividade e violências: desafios para a pesquisa e intervenção em Psicologia, Paula Orchiucci Miura; Adélia Augusta Souto de Oliveira, Heliane de Almeida Lins Leitão (Org.).

Formação de professores para a educação básica: entre pesquisas e relatos, de Fernanda Lays da Silva Santos, Niedja Balbino do Egito, Walter Matias Lima (org.);

Gestão Alagoas v. 4, de Adriana Thiara Oliveira, Ana Carolina Beltrão Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Nadja Lucia de Oliveira Peixoto (org.)

Juventudes, estéticas e periferias, de Fernando de J. Rodrigues, João Batista de M. Bittencourt (org.);

Leis e Regulamentos da Instrução Pública Alagoana no século XIX (1835-1870), de Ivanildo Gomes, Marcondes dos Santos Lima, Edgleide Clemente Cristiane Cardoso, Rute Oliveira Cintra;

Profissionalização e diversidade de saberes, práticas e lutas na história da psicologia brasileira, de Bruno Angelo Strapasson, Carolina de Souza Walger, Filipe Degani-Carneiro, Rodrigo Lopes Miranda (org.);

Reflexões gramscianas: temas contemporâneos, de Josimeire de Omena Leite, Martha Daniella Tenório, Milena Gomes de Medeiros (org.).

Os livros poderão ser baixados por meio de QR Codes disponíveis durante a cerimônia com os autores. Além desses, a Sala Siriguela também vai receber, a partir das 16h30, a professora Ana Flávia Ferraz, lançando Estéticas e poéticas da resistência, obra organizada por ela junto ao Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped/Ufal).

Já no turno da noite, a partir das 19h, haverá o lançamento do livro O Quilombo dos Palmares: uma geografia da liberdade: contribuição ao estudo geográfico Quilombo dos Palmares, de Ivan Fernandes Lima, no estande da Eduneal.

Programação noturna

Os lançamentos no Estande da Edufal seguem das 19h às 21h com os seguintes destaques:

Cidade engolida: relatos de uma tragédia em Maceió, de Natalya Levino (Org.);

Entre rachaduras: olhares críticos de pesquisadoras sobre o desastre provocado pela Braskem em Maceió-AL, de Laura Nayara Pimenta. (Org.);

Meteorologia em tópicos – volume 10, de Glauber Lopes Mariano (Org);

Missão alagoas: políticas públicas e turismo sustentável, de Francisco Rosário, Luciana Santana;

Por dentro da bienal internacional do livro de alagoas: recortes da memória gerencial do evento sob a perspectiva das equipes de trabalho (2005-2019), de Carol Almeida;

Sobre progresso e sacrifício: narrativas cristãs na construção do neoliberalismo à brasileira, de Emanuelle Rodrigues;      

Universo canavieiro alagoano no século XXI: um olhar sobre trabalho e tecnologia, de José Rodolfo Tenório Lima (Org.).

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural