Rádio Ufal e Educativa FM renovam parceria para transmissão
Carlos Madeiro e Alberto Nobre no comando do Bienal no Ar (Foto: Renner Boldrino)

Rádio Ufal e Educativa FM renovam parceria para transmissão

Estúdio já está montado no Centro de Convenções para o programa Bienal no Ar

Lenilda Luna - jornalista

Pela quarta edição consecutiva, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas contará com o programa Bienal no Ar, uma parceria consolidada entre a Rádio Web Ufal, da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e a Rádio Educativa FM, emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). Desde 2017, as duas emissoras transmitem ao vivo a programação direto do estúdio montado dentro da Bienal, levando ao público entrevistas, debates e momentos marcantes do maior evento literário do estado.

O programa Bienal no Ar estreia na abertura oficial do evento, no dia 31 de outubro, com transmissão das 18h às 20h. Nos finais de semana, das 15h às 17h, e durante a semana, de segunda à sexta-feira, de 17h às 19h.

A equipe desta edição conta com o suporte técnico de Edilberto Sandes (Brother), agora reforçado por Helder Melo. A apresentação será feita pelos jornalistas Lenilda Luna, Carlos Madeiro e Alberto Nobre, com produção das estudantes de Jornalismo e bolsistas da Ascom, Cecília Calado e Maria Villanova, sob a supervisão das jornalistas Márcia Alencar e Simoneide Araújo, coordenadoras de Comunicação da Ufal e da Bienal.

Retrospectiva das edições anteriores

A parceria entre a Rádio Ufal e a Educativa FM teve início em 2017, quando o estúdio foi instalado dentro da Bienal, garantindo transmissões diárias das 17h às 20h ao vivo, além de programação gravada durante o dia. A primeira edição está disponível em Bienal no Ar 2017.

Em 2019, o programa foi transmitido diretamente do Armazém Uzina, em Jaraguá, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com nove edições ao vivo, sempre das 17h às 19h. O projeto consolidou o formato de entrevistas e debates sobre literatura, arte e cultura. Confiram em Bienal no Ar 2019.

Na edição de 2023, durante a 10ª Bienal, a programação foi ao ar ao vivo de segunda a sexta, das 17h às 19h, e aos finais de semana, das 13h às 15h, com apresentação dos jornalistas Carlos Madeiro e Lenilda Luna, colaboração do locutor Alberto Nobre, produção de Cecília Calado e direção técnica de Edilberto Sandes (Brother). A transmissão aconteceu em cadeia com a Educativa FM. Os programas estão disponíveis no site da rádio, acesse: Bienal no Ar 2023.

Todos os episódios anteriores podem ser acessados no podcast da Rádio Ufal, com minutagem que  facilita a localização das entrevistas. Além do programa ao vivo, a emissora mantém, ao longo do dia, flashes e entrevistas especiais, destacando a diversidade de ações e atividades culturais que integram a programação da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.