Semed Maceió terá programação diversificada durante o evento
Semed Maceió terá programação diversificada durante o evento (Foto: Ascom Semed)

Semed Maceió terá programação diversificada durante o evento

Agendas valorizam educadores, estudantes, cultura e diversidade de 1º a 9 de novembro

Ascom Bienal com Vanessa Alencar - Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió preparou uma extensa programação para a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que contará com a presença de sua Biblioteca Móvel, na entrada do Centro de Convenções. As atividades ocorrerão todos os dias, entre sábado (1º) e 9 de novembro, na Biblioteca, no mezanino (Espaço Afrofuturista), no estande e nas salas temáticas, incluindo oficinas, lançamentos de livros e experiências interativas voltadas a públicos de todas as idades. A entrada, você já sabe, é franca.

Durante todos os dias, o Espaço Afrofuturista receberá o público, das 9h às 22h, para oficinas de turbante e pintura facial e atividades lúdicas, como Jogo da Memória e Quiz. No estande, além dos jogos, os visitantes contarão ainda com um Espaço Sensorial, voltado à acessibilidade e inclusão, e poderão participar dos lançamentos de vários livros.

A Biblioteca Móvel promoverá diariamente contações de histórias conduzidas pela equipe da Rede de Bibliotecas da Semed e por contadores de histórias da rede municipal, em diferentes horários da manhã, tarde e noite, garantindo uma programação contínua e interativa para o público em geral.

Confira AQUI a programação completa da Biblioteca Móvel, do Espaço Afrofuturista e do estande.

Outros destaques

Entre os destaques da programação, estão os lançamentos de livros de estudantes e professores da rede municipal. Na quarta-feira (5), o evento contará com obras como Histórias que Criei e Se Eu Fosse Prefeito, produzidas por estudantes dos CMEIs Breno Agra e Rosane Collor, além do projeto Pequenos Autores, do CMEI João XXIII. 

No mesmo dia, haverá o lançamento do Caderno Ubuntu e dos Protocolos e fluxos da Rede de Proteção Integral para Crianças e Adolescentes no Espaço Escolar.

Valorização

Na quinta-feira (6), o foco será a valorização da produção literária de educadores e técnicos da rede, com os lançamentos de obras como Receitas Culinárias Saudáveis para Datas Comemorativas; Guia de Rotinas Socioemocionais; O Desenvolvimento de Crianças Autistas na Escola; e Vem Brincar com a Gente.

Também serão lançados livros autorais de professores e escritores locais, como As Travessuras de uma Gatinha Especial, de Cris Nolasco e Aventura das Figuras Geométricas, por Márcia Portela. À noite, os escritores Emanuel Galvão e João Oliveira Filho apresentam suas obras Eu Abro a Janela e Vejo a Vida Bela e Minha Amiga Estrelinha, respectivamente.

Encerrando a semana, na sexta-feira (7), o poeta Emanuel Galvão ministra a oficina Tecendo Poemas, voltada aos estudantes da Rede Municipal, em dois turnos. As atividades prosseguem até o domingo (9), mantendo os espaços de oficinas, jogos e contação de histórias abertos ao público.

Salas temáticas

Já nas salas temáticas (Siriguela, Jatiúca, Ponta Verde, Umbu, Mangaba e Ipioca), a programação começa na segunda-feira (3) e envolve inúmeras palestras, de profissionais locais e de outras regiões do país, mesas redondas, rodas de diálogo, seminários e lançamentos de obras literárias.

Na noite do dia 3, a partir das 19h, na Sala Siriguela, acontece a Roda de Diálogo: Educação Antirracista: experiências na EJAI da Rede Municipal de Maceió. Na terça, a Sala Jatiúca recebe, entre outros eventos, o 1º Seminário de Literatura de Berço. No sábado (8), às 9h30, crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) apresentam o espetáculo musical Brincadeiras Sonoras, de Natalhinha Marinho, na Sala Ipioca.

“Com uma programação diversificada, voltada a todos os públicos, mas com um olhar especial para os estudantes e educadores, a Semed Maceió reafirma seu compromisso com a educação, cultura e inclusão, levando à Bienal do Livro experiências que unem arte, literatura e aprendizado para toda a comunidade”, destacou o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério.

Confira AQUI a programação completa nas Salas Temáticas.

Vale-livro

O secretário acrescentou que a Semed levará cerca de 10 mil estudantes para visitas à Bienal e distribuirá 10 mil vale-livros, no valor de R$ 20, para cada um deles. Já para os professores, serão destinados 4.500 vale-livros, no valor de R$ 80. A novidade desta edição é que serão entregues alguns vale-livros também para servidores administrativos das unidades escolares.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.