Semed participa do lançamento da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Equipe da Semed no café de lançamento da Bienal 2025

Semed participa do lançamento da 11ª Bienal do Livro de Alagoas

Estudantes e professores participantes receberão vale-livros

Janaina Farias/Ascom Semed

O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, participou na manhã da última sexta-feira (15) do lançamento oficial da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2025. O evento foi apresentado durante um café da manhã no Hotel Jatiúca, com a presença de autoridades locais, homenageados, escritores, editores, livreiros, intelectuais, artistas e professores.

A Bienal será realizada de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió. Com o tema “Brasil e África ligados culturalmente em seus ritos e raízes”, o evento celebrará a confluência entre os dois continentes, destacando suas conexões culturais em áreas como literatura, dança, música, culinária e tradições populares.

Os homenageados desta edição serão Mãe Neide Oyá d’Oxum, como patronesse; Mãe Mirian, como madrinha; e Pai Célio, como padrinho do evento.

Durante a cerimônia de lançamento, Luiz Rogério destacou a importância da Bienal para a rede municipal de ensino, ressaltando que mais de 10 mil alunos e cerca de 4.500 professores participarão das atividades ao longo dos 10 dias de evento.

Segundo ele, todos os participantes receberão vale-livros como forma de incentivar o envolvimento direto com a literatura. “O vale-livro é uma ferramenta fundamental para garantir o acesso dos nossos alunos à leitura”, afirmou o secretário.

“Queremos que cada estudante tenha a oportunidade de escolher e levar para casa um livro. Nosso objetivo é incentivar a leitura e despertar, desde cedo, o prazer por esse hábito tão transformador”, frisou.

A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, também destacou a importância da participação da Secretaria na Bienal, enfatizando as ações inéditas preparadas para esta edição. Além da entrega dos vale-livros, a secretaria levará autores da rede municipal com obras autorais e promoverá diversos espaços formativos.

Segundo ela, esses espaços contarão com a presença de professores, estudantes e personalidades da literatura, enriquecendo ainda mais a experiência dos quase 10 mil alunos que circularam pela Bienal durante os nove dias de evento.

Programação da Bienal 2025

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contará com uma programação diversificada, incluindo feira de livros, lançamentos de obras, oficinas, palestras, rodas de conversa com autores, além de apresentações musicais e teatrais. O público também poderá desfrutar de espaços de convivência e alimentação com foco na culinária regional.

Durante os 10 dias de programação, a Bienal 2025 espera atrair aproximadamente 400 mil visitantes, entre autores, editores, livreiros, intelectuais, artistas, professores e estudantes das redes públicas e privadas de Alagoas e de outros estados.

A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora da (Edufal), e do Governo de Alagoas, com a realização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Pesquisa e Extensão (Fundepes).

O evento conta com o patrocínio do Sebrae, patrocínio cultural do Senac e apoio da Prefeitura de Maceió, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sesc, Hotel Ponta Verde e Plataforma DOCS.