Ufal e governo convidam sociedade para a abertura da Bienal
Evento será na sexta (31), a partir das 18h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió
Deriky Pereira - jornalista
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, o pró-reitor de Extensão da Ufal, Cezar Nonato; e o diretor da Editora da Ufal (Edufal), Eraldo Ferraz, convidam para a abertura da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A solenidade acontece na sexta (31), a partir das 18h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.
Este ano, a Bienal tem como tema Brasil e África ligados culturalmente em seus ritos e raízes e celebra a confluência África-Brasil em aspectos dos mais variados. Foi pensando nisso que o professor Eraldo apresentou convites formais àqueles que serão os homenageados desta edição: Mãe Neide Oyá d’Oxum, a patronesse; Mãe Mirian, a madrinha e Pai Célio, que será o padrinho do evento.
Única do segmento a ser realizada por uma universidade pública, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas chega à sua 11ª edição consolidada como o maior evento cultural e literário do estado. Para tanto, conta, mais uma vez, com o governo de Alagoas no papel de correalizador, além de outros parceiros que também contribuem com a realização do evento e se unem para levar o melhor da Bienal aos visitantes.
Equipe de comunicação está pronta
Para além dos dez dias de Bienal, os trabalhos já começaram. A equipe de Comunicação, por exemplo, vem trabalhando a todo vapor e já está pronta para a maratona de pautas, eventos e atrações que serão transformados em matérias para informar a sociedade sobre tudo que vai acontecer no maior evento cultural e literário do estado que será realizado entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro.
Jornalistas, fotógrafos, designers e social media, sob o comando das coordenadoras da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas, Márcia Alencar e Simoneide Araújo, estarão a postos num estande localizado à esquerda da entrada do Centro de Convenções, que foi estruturado com os equipamentos necessários para a cobertura e apoio à imprensa alagoana – que não precisará de credenciamento, mas deve se dirigir ao setor para receber orientações.
Para levar o melhor da Bienal para o "mundo", a equipe da Ascom Ufal contará com reforço de novos profissionais: os jornalistas Fabiana Silva, Janaína Farias, Jamerson Farias, Kamylla Lima, Paulo Canuto, Roberto Amorim, Sandra Peixoto e Graça Carvalho, que vão produzir matérias para o site oficial e para a imprensa. O site oficial ficará a cargo dos jornalistas Deriky Pereira e Rodrigo Rocha que farão a edição dos textos e parte do material será replicado no site da Ufal.
A Rádio Ufal terá os jornalistas Carlos Madeiro, Alberto Nobre e Lenilda Luna, na produção a estagiária Cecília Calado e apoio dos técnicos Edilberto Sandes, o Brother, e Helder Melo. A programação será exibida das 17h às 19h durante a semana e aos finais de semana, mais cedo, das 15h às 17h e, como na edição anterior, terá transmissão em parceria com as rádios Educativa e Difusora.
As redes sociais ficarão a cargo dos jornalistas Camila Barbosa e Thyeres Medeiros e a filmaker Isadora Ulisses, que farão cobertura do que está acontecendo no evento para o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. Já Adriano Arantos, Jônatas Medeiros e Renner Boldrino farão os registros fotográficos das atividades que serão compartilhadas no site, a partir das matérias produzidas, no Flickr da Ufal e, posteriormente, na galeria oficial da Universidade pelo imagens.ufal.br.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.