Ufal promove Seminário Educação na 11ª Bienal do Livro de Alagoas, veja programação
Ufal promove Seminário Educação na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Ufal promove Seminário Educação na 11ª Bienal do Livro de Alagoas, veja programação

Evento acontecerá entre os dias 3 e 4 de novembro com palestras, mesas-redondas, oficinas e sessão de autógrafos

Deriky Pereira – jornalista

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas se aproxima e, com ela, uma variada programação que contará com atrações voltadas a todos os públicos. Dentre elas, o Seminário Educação, promovido pelo Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro em articulação com pesquisadores, professores e instituições parceiras nacionais e internacionais. Clique aqui e se inscreva.

Voltado aos professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores e demais interessados nas temáticas da educação, o evento visa propor reflexões sobre desafios atuais da educação no país. “Em especial diante das transformações do mundo do trabalho, das políticas educacionais marcadas pelo ultraneoliberalismo e da valorização dos saberes e práticas culturais afrodiásporicos”, explicou a organização do Seminário.

Para tanto, o evento contará com uma programação variada que envolve a realização de palestras, mesas-redondas, oficinas e sessões de autógrafos. “O Seminário Educação reúne pesquisadores do Brasil e do exterior, promovendo o intercâmbio de saberes e o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores”, complementou a equipe organizadora do Seminário.

Detalhes da programação

Na segunda-feira, 3 de novembro, o Seminário terá início às 10h com a palestra Desenvolvimento Tecnológico, Formação Humana e o Futuro do Trabalho no Contexto da Revolução 4.0 ministrada pelo professor Caio Antunes, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e com mediação da professora Georgia Cea, da Ufal.

Das 14h às 17h, é a vez da mesa-redonda intitulada Crise e Crítica: os desafios da Educação no Brasil na era do neoliberalismo, que terá as docentes Eliane Nogueira (Ufal), Maria das Graças Correia (Uneal) e Elayne Virturino do Grupo Gestão e Avaliação Educacional (GAE) da Ufal. Às 19h, acontecerá a conferência Educação com Sentido: o papel da escola na formação de sujeitos críticos e éticos com Celso Vasconcelos e mediação de Monica Silva, da Ufal.

No dia seguinte, a programação começa às 9h com a mesa-redonda Oralidade, Resistência Cultural e Identidade Afrodiásporica: Vozes que narraram e não esquecer e as presenças de José Bembo Manuel, da Ensino da Língua Portuguesa pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), de Angola, e Silvana Souza, do Centro de Educação da Ufal com mediação de Kyara Novaes.

Na faixa vespertina, das 14h às 14h, a oficina Cultura Oral: Provérbios e canções bantu com os convidados internacionais de Angola, Alberto Kiranda Marcelino e José Bembo Manuel. Por fim, às 19h, a conferência de encerramento Pesquisa-Ação e Transformação Social: caminhos para uma Educação Participativa com Michel Thiollent e mediada pela docente Jeane Felix, da Ufal.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no InstagramThreads e Facebook.