 
    Uncisal estará na Bienal com estande próprio e programação inclusiva
Universidade leva à 11ª edição do atrações que unem ciência, cultura, literatura e cuidado em saúde
Ascom Bienal com Danielle Cândido - Ascom Uncisal
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) participa, pela primeira vez, com estande próprio, da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A presença inédita da instituição no maior evento literário e cultural do estado reforça o compromisso da universidade com a promoção do conhecimento, da leitura e da integração entre saúde e cultura. A entrada, você já sabe, é franca.
Em edições anteriores, a Uncisal já havia participado da Bienal com lançamentos e ações pontuais, mas 2025 marca sua primeira confirmação pública de um espaço expositivo próprio. "O estande simboliza um momento de visibilidade e maturidade institucional, que mostra que a Uncisal vai além do ensino e da assistência, alcançando e divulgando também a promoção da cultura, da leitura e da produção de conhecimento”, explicou Ruth Barros, membro da comissão organizadora e gestora de planejamento da Coordenação de Ações Estratégicas (CAE) da Uncisal.
Para a gestora, ocupar um espaço tradicionalmente literário é um gesto simbólico e potente. “Ao ocupar um espaço tradicionalmente literário, a universidade reforça a ideia de que a saúde é também uma prática humana, sensível e narrativa, feita de histórias, vivências e expressão. É uma oportunidade de mostrar que o cuidado pode ser contado, escrito e compartilhado como parte do patrimônio cultural do estado”, explicou Ruth.
Programação inclusiva
A programação do estande foi pensada sob o eixo da inclusão, contemplando discentes, docentes, técnicos e parceiros. “A confiança no que a comunidade acadêmica da Uncisal produz já está gerando frutos e acreditamos que um deles será um estande vivo e impulsionador de oportunidades”, destacou Ruth.
Durante os dez dias de evento, o público poderá conhecer livros, cartilhas e produções científicas desenvolvidas por servidores e estudantes da Uncisal, além de participar de oficinas, exposições e rodas de conversa. Além disso, a Universidade também contará com um espaço tira-dúvidas sobre cursos e formas de acesso, além de ações de extensão que aproximam a instituição da comunidade, valorizando a saúde como campo de arte, diálogo e cidadania.
“A intenção é que o estande da Uncisal se torne, a cada edição, um espaço de encontro entre ciência, arte e comunidade, promovendo atividades interativas, lançamentos e vivências que mostrem o papel transformador da universidade pública”, afirmou Ruth Barros. Ela concluiu que a Uncisal planeja consolidar a presença nas próximas edições da Bienal, transformando essa experiência em uma ação permanente de divulgação científica, cultural e social.
Clique aqui e veja a íntegra da programação.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.