Vozes independentes encantam o público na Praça de Autógrafos
Silene Santos é uma das 'vozes independentes' presentes na edição deste ano - Foto: Renner Boldrino

Vozes independentes encantam o público na Praça de Autógrafos

Espaço reúne autores alagoanos e nacionais em uma programação diversificada que celebra o amor pela literatura

Ryan Charles - estudante de jornalismo / Renner Boldrino - fotógrafo

A variedade literária dos autores independentes da Praça de Autógrafos tem chamado a atenção dos visitantes na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Com aproximadamente 30 autores compondo a programação e até oito lançamentos acontecendo simultaneamente, o segundo dia da ação trouxe opções para todos os públicos.

Até o dia 9 de novembro, centenas de autores terão a oportunidade de lançar suas obras no maior evento literário e cultural do estado. Por ser um espaço democrático e aberto, a troca entre o público e os escritores é o grande diferencial da praça, que reúne obras que vão do contemporâneo ao erudito.

Lançando seu livro Crônicas da Infância de um Professor, Silas Nataniel dos Santos Lima se debruça sobre escritos que transitam entre a realidade e a ficção. Para ele, a interação com o público engrandece a experiência de ser autor.

“A Bienal proporciona um trânsito de pessoas com uma diversidade de gostos literários muito grande. É um espaço riquíssimo de troca, e estar aqui é realmente muito gratificante”, contou o autor.

Já em uma abordagem inclusiva, Silene Santos apresenta o livro As Contribuições do Espaço Trate na Área de Humanização, Reintegração e Reabilitação de Crianças e Adolescentes com TEA. A autora afirma que ter seu trabalho lido e discutido por um público tão diverso é o que faz tudo valer a pena.

“Qual é a maior alegria de um escritor? Que sua obra seja lida. Então, estar participando da Praça de Autógrafos é muito gratificante. Não tem como não se emocionar em ver um público tão grande me prestigiando”, disse a autora, emocionada.

Histórias que fazem a diferença para quem conta e para quem ouve. Para Janaina Oliveira, visitante do evento, a diversidade da Bienal continua sendo encantadora.

“Olha, eu digo que todos os anos a Bienal surpreende. Esse espaço de lançamentos para autores que começam do zero é tão lindo! Amei conhecer mais sobre os livros e a história de cada um. Vida longa à Bienal!”, exclamou Janaina.

E você, ficou com vontade de conhecer mais histórias escritas por autores que emocionam com suas vivências e inspirações? A Praça de Autógrafos da Bienal segue aberta ao público com sessões de duas horas por grupo de autores, a partir das 10h, e o último horário das 19h30 às 22h. Participe!

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural