Arsal une discussão sobre uso de energia e ancestralidade
Arsal une discussão sobre uso consciente de energia e ancestralidade

Arsal une discussão sobre uso de energia e ancestralidade

Casinha Inteligente mostra como usar energia de forma consciente

Ascom Bienal com Ascom Arsal

Dentre as atividades levadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) à Bienal Internacional do Livro de Alagoas está a “Casinha Inteligente”, uma simulação que demonstra como usar, de forma consciente, a energia elétrica. O modelo foi idealizado com base em iniciativas de medição inteligente e eficiência energética promovidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O objetivo é demonstrar de forma prática, a quem visita o estande da agência, como utilizar a energia de forma consciente. Mas, como não existe casa sem morador, a Superintendência de Fiscalização e Regulação de Energia Elétrica da Arsal inseriu um elemento com a temática da Bienal.

Os moradores da Casinha Inteligente são bonecas Abayomi, criadas pela artesã Lena Martins, como parte de um projeto cultural para empoderamento da comunidade negra, na década de 1980. Já as bonecas seriam inspiradas numa lenda popular associada às mães escravizadas nos navios negreiros, que rasgavam tecidos de suas roupas para fazer bonecas sem costura, com cinco nós, para acalmar os filhos durante a travessia.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no InstagramThreads Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural