Autores lançam sete e-books com o selo da Edufal
Autores lançam sete e-books com o selo da Edufal

Autores lançam sete e-books com o selo da Edufal

Quilombo Literário ficou lotado de autores, professores e estudantes interessados nas pesquisas

Roberto Amorim - jornalista / Adriano Arantos - fotógrafo

A maratona de lançamentos da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) desta quarta-feira (5) começou com o lançamento de sete livros no formato e-book. Espaço de lançamentos do estande Quilombo Literário ficou lotado de autores, professores e estudantes interessados nas pesquisas que se transformaram em livros digitais.

“O formato e-book facilita o acesso e a divulgação do rico conteúdo desses pesquisadores das mais diversas áreas. A Edufal também tem presença marcante na produção de livros digitais”, ressaltou Eraldo Ferraz, diretor da Edufal e curador da Bienal.

Apesar de os livros serem digitais, alguns autores imprimiram exemplares para mostrarem ao público do evento durante o lançamento. A multiplicidade de temas sociais abordados também chamou a atenção das pessoas que acompanharam os lançamentos. O estudante do ensino médio, Flávio Paulo, descobriu diversos livros que o interessaram. “Tem muita coisa legal e interessante para se ler, principalmente no formato digital, que é de fácil acesso e gratuito”, disse.

O que mais o agradou foi a coletânea Juventudes, estéticas e periferias, organizada por Fernando Rodrigues e João Batista. A obra revela a força das manifestações artísticas da juventude periférica de Maceió, em contraponto ao discurso preconceituoso que associa periferia a violência: “Eu gostei muito desse livro porque mostra que a nossa música, dança e grafites também são arte e merecem ser respeitada. No livro também tem histórias de vários artistas amigos meus”, complementou Paulo.

Formação de professores e gestão

A complexidade da formação de professores para enfrentar as realidades da sala de aula cada vez mais desafiadoras é a matéria-prima de outro lançamento, Formação de professores para a educação básica: entre Pesquisas e Relatos, organizado por Fernanda Santos, Niedja Balbino e Walter Matias.

“São diversos artigos fruto de reflexões teóricas e práticas pedagógicas sobre assuntos como currículo, inclusão, avaliação e o ensino da Filosofia. Todas as discussões partem de uma base interdisciplina”, explica a professora Fernanda Lays, do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal.

Já o movimento de analisar as questões da classe trabalhadora contemporânea brasileira a partir dos textos originais do filósofo marxista Antonio Gramsci foi registrado Reflexões gramscianas: temas contemporâneos, de Josimeire Leite, Martha Tenório e Milena Medeiros.

Mais e-books

Também foram lançadas as obras Agressividade e violências: desafios para a pesquisa e intervenção em Psicologia, organizada por Paula Orchiucci; Adélia Oliveira, Heliane Leitão; Gestão Alagoas v. 4, com organização de Adriana Thiara, Ana Carolina Beltrão, Ana Lydia Albuquerque, Nadja Peixoto.

Ivanildo Gomes, Marcondes Lima, Edgleide Cardoso, Rute Cintra lançaram Leis e Regulamentos da Instrução Pública Alagoana no século XIX (1835-1870); e Bruno Strapasson, Carolina Walger, Filipe Degani-Carneiro e Rodrigo Miranda organizaram a coletânea Profissionalização e diversidade de saberes, práticas e lutas na História da Psicologia Brasileira.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no InstagramThreads Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural