Autores passarão pela Praça de Autógrafos a partir deste sábado
Veteranos e estreantes farão seus lançamentos na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Fabiana Barros - jornalista / Jônatas Medeiros - fotógrafo
Um espaço dedicado a lançamentos de livros e sessões de autógrafos com autores convidados, sejam renomados, sejam independentes. Essa é a Praça de Autógrafos Dandara, local de destaque da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A partir deste sábado (1º), a Praça registrará sonhos de primeiros lançamentos, expectativas da presença do público e será palco para fomentar e incentivar o gosto pela leitura, além de estimular e inspirar futuras obras.
A Praça de Autógrafos está localizada no térreo do Centro de Convenções. Ao chegar no pavimento central e entrar à direita, o visitante se depara com uma ambientação assinada pela arquiteta Mirna Porto. O local iluminado demonstra a grandeza da praça repleta de simbologia.
Para a coordenadora editorial da Edufal e responsável pelos lançamentos, Fernanda Lins, a Praça e o evento em geral estão ao alcance para todos os leitores. “O evento não pretende atender só quem lê ou quem tem livro, mas cada alagoano que sente o desejo de ser uma pessoa melhor pela leitura. O evento e a Praça pretendem ter esse símbolo. Você vem para cá com o seu livro e se reconhece enquanto pessoa, leitor e autor”, comentou.
Dinâmica da Praça de Autógrafos
Nos próximos dias de evento, serão centenas de lançamentos até o dia 9 de novembro, último dia da Bienal, com início às 10h e tendo como último horário, das 19h30 até às 21h30. Os autores terão duas horas para receber seus convidados, fãs e autografar suas obras. Mais do que isso, será um momento para se aproximar do público.
Podem acontecer até oito lançamentos, simultaneamente, a cada duas horas. Os títulos são temas que atraem um público variado, de romances a livros infantis. Como se trata de um espaço democrático, os autores independentes puderam fazer suas inscrições até o dia 30 de setembro.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.