Conheça as coleções e lançamentos da Imprensa Oficial
Com mais de 20 títulos que celebram a cultura, a memória e a diversidade, editora terá participação marcante no maior evento literário do estado
Ascom Bienal com Bruno Soriano e Thaissy Fontan - Ascom Imprensa Oficial
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos anuncia a sua participação na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com muitas novidades. A editora apresentará lançamentos inéditos e coleções pensadas especialmente para o tema do evento, que busca fomentar o debate sobre ancestralidade, patrimônio e diversidade. Assim, a editora reafirma seu compromisso com a valorização da escrita alagoana, das memórias locais e das raízes africanas que moldaram a identidade da região.
Na edição deste ano, que tem como tema Brasil e África: ligados culturalmente por seus ritos e raízes, a Imprensa Oficial vai reunir obras que abrangem desde estudos etnográfico a iniciativas de preservação do patrimônio cultural e literário, além de produções que celebram a presença e o protagonismo feminino. Entre as novas coleções trazidas ao público estão as coleções Palmar e Graciliano Ramos, além de novos exemplares que farão parte da Coleção Mulheres Extraordinárias.
Para além dos títulos, o estande da Imprensa Oficial – cujo projeto leva a assinatura da arquiteta Mirna Porto – será um espaço de encontro entre autores, pesquisadores, leitores e entusiastas da cultura alagoana, com direito a várias rodas de conversa, debates e atividades paralelas, ampliando, assim, a experiência da visitação.
A editora levará ao evento mais de 20 novos títulos, entre eles Histórias de Alexandre e A Terra dos meninos pelados, que integram a Coleção Graciliano Ramos. Já Diário de uma mãe de Santo, de Mãe Neide Oyá d’Oxum, e Lãs ao vento, de Arriete Vilela, somam-se à Coleção Mulheres Extraordinárias neste ano.
“Teremos mais uma vez uma participação marcante na Bienal do Livro, graças à sensibilidade do governador Paulo Dantas, que valoriza a cultura alagoana, apoiando, verdadeiramente, os escritores locais, entendendo que o trabalho desenvolvido por nossa editora é fundamental no sentido de impulsionar a produção literária e, consequentemente, formar cada vez mais leitores. E teremos um estande belíssimo, com atrações para todos os gostos”, garantiu Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, acrescentando que a programação completa está disponível no site.
Clique aqui e veja a programação detalhada da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.