Detran leva educação para o trânsito ao público do evento
Minicircuito, contação de histórias e brincadeiras seguem até domingo (9) no Centro de Convenções
Ascom Bienal com Tiago Ranieri - Ascom Detran
Aumentar a segurança viária é a missão de todos que utilizam o trânsito diariamente. É com esse pensamento que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) tem direcionado diversas ações de educação para o trânsito a todos os públicos, de crianças a adultos, e não está sendo diferente na 11ª Bienal do Livro, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá.
Até o próximo domingo (9), dia de encerramento do evento, o estande do Detran Alagoas está com atividades para toda família: palestras de educação para o trânsito e direção defensiva, contação de histórias, óculos de simulação de embriaguez, oficina de Bobbie Goods e os jogos da roleta do trânsito e passa ou repassa, além da Oficina Afroeducativa: Educação Para o Trânsito, e da Oficina Cultural Brasil & África.
“Buscamos tornar o trânsito mais seguro, reduzindo, principalmente, os números de sinistros graves e que levam a óbito. Então precisamos estar cada vez mais próximos do público, e passar a mensagem para todos os usuários do trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas, condutores, motociclistas, pois todos têm um papel fundamental para essa redução. A Bienal é uma ótima oportunidade de expandir esse conhecimento através das ações realizadas e do material didático distribuído”, afirmou Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito do Detran Alagoas.
Famílias prestigiam programação
O Detranzito e a Detranzita, mascotes do Detran Alagoas, recepcionam os visitantes trajando roupas de matriz africana, em sintonia com a temática central da 11ª Bienal do Livro. Eles estão sendo uma atração à parte, com crianças e adultos fazendo a festa junto aos mascotes por um trânsito mais seguro.
“A conscientização no trânsito é um tema extremamente importante, e o que meus filhos mais gostaram foi da pintura do Bobbie Goods do trânsito. É algo muito atual, e assim, eles se divertem e também aprendem um pouco sobre a segurança no trânsito”, disse a professora Thaisa Silva, uma das visitantes.
A estudante Lara Santos foi até a Bienal do Livro junto com os colegas da Escola Manoel de Barros, do município de Santa Luzia do Norte. “Gostei muito do que aprendi aqui. A história que ouvimos aqui foi muito legal. Quando chegar em casa, vou contar para todo mundo que devemos respeitar as leis de trânsito, atravessando na faixa de pedestre e obedecendo a sinalização, é assim que evitamos acidentes”, comentou a menina.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.