Livrarias espíritas e paletras ganham espaço sobre o tema
Livrarias espíritas ganham espaço no evento

Livrarias espíritas e paletras ganham espaço sobre o tema

Bienal mostra que literatura também pode inspirar autoconhecimento, solidariedade e transformação social

Kamylla Lima - jornalista / Adriano Arantos - fotógrafo

“Que som sai da sua alma”. A frase de Vitor José, médium e orador espírita dá pistas do tipo de literatura que pode ser encontrada na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, especialmente nos estandes da Comunidade Espírita Nosso Lar, da qual José é fundador e da Livraria Emmanuel. Os dois espaços são 100% dedicados a títulos voltados para a espiritualidade e podem ser encontrados por aqueles que buscam conexão entre fé e conhecimento. 

A Bienal, realizada até o dia 9 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, tem como tema Brasil e África: ligados culturalmente em seus ritos e raízes. E, entre centenas de editoras e selos literários, dois estandes chamam atenção por abrirem espaço para um público que busca literatura espírita.

Vinculada ao Centro Espírita William Crookes, a Livraria Emmanuel participa da Bienal desde 2015 e traz um acervo que equilibra títulos clássicos e obras introdutórias. De acordo com o gerente Tony Andrade, a curadoria busca atender tanto os leitores experientes da doutrina quanto os curiosos que se aproximam do tema pela primeira vez.

“Nosso público é bem nichado, mas também trazemos livros que atraem o público em geral, com temas ligados à espiritualidade, educação infantil, comportamento, saúde e autoconhecimento”, salientou. “Aqui só temos livros de fundo espiritual — alguns mais técnicos, outros de entrada, para quem está despertando a curiosidade”, explicou. 

Com cerca de 600 títulos, incluindo mais de 300 obras de Chico Xavier, o estande da Emmanuel representa a diversidade e a profundidade da doutrina espírita. “A Bienal é um espaço plural, e isso é importante porque a doutrina espírita acolhe todos os que buscam clareza mental e equilíbrio interior. O evento promove um ambiente democrático em relação à acessibilidade e à informação para todos”, acrescentou Tony.

Nosso Lar estreia no evento

Já a Livraria Nosso Lar, ligada à Comunidade Espírita Nosso Lar, do bairro do Vergel do Lago, em Maceió, participa pela primeira vez da Bienal. Fundada pelo médium e orador espírita Vitor José, a casa existe há mais de duas décadas e mantém trabalhos sociais com famílias do Sururu de Capote e do Sertão alagoano. 

O lucro das vendas é revertido para essas ações comunitárias e, entre os títulos disponíveis, estão Nos Vales da Obsessão (2024), Alento (2022) e Lume (2023) — obras de autoria do próprio Vitor, que também marca presença no estande durante o evento. 

A face oculta da Medicina

O ponto alto para os leitores espíritas acontece no próximo sábado (8) com a palestra do médico, professor universitário e escritor Paulo César Fructuoso. Com o tema A face oculta da Medicina, a palestra será realizada a partir das 16h, na Sala Ipioca. Em seguida, haverá o lançamento de seu novo livro.

Referência nacional ao tratar de temas que unem ciência e espiritualidade, Fructuoso é autor de títulos como A Medicina Mediúnica do Futuro e Planos Espirituais ou Universos Paralelos?  — obras que propõem uma ponte entre a medicina e a vida além do corpo físico.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural