Livro celebra a inclusão e o poder transformador da literatura
Obra assinada por Leandro Oliveira fala sobre empatia e autismo (Foto: Reprodução)

Livro celebra a inclusão e o poder transformador da literatura

Obra assinada por Leandro Oliveira fala sobre empatia e autismo e será lançado na Bienal

Deriky Pereira - jornalista com Assessoria

Um livro que celebra a inclusão e o poder transformador da literatura falando sobre empatia e autismo com um viés poético. Esse é o foco de Vagão Azul, escrito pelo educador, psicopedagogo, palestrante Leandro Oliveira, natural de Arapiraca, que prepara lançamento durante a programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, mais precisamente no dia 5 de novembro. A entrada, você já sabe, é franca.

Em Vagão Azul, Leandro aborda temas como o autismo, a empatia e o poder transformador da educação e da literatura, por meio de uma narrativa tocante e reflexiva. Para tanto, o autor apresenta Gael, menino autista, personagem que simboliza o olhar sensível, afetivo e acolhedor que o autor imprime em sua trajetória profissional e pessoal. “Vagão Azul é mais do que um livro, é um convite para olhar o mundo com mais empatia, compreender as diferenças e celebrar o que nos torna únicos”, destacou Leandro Oliveira.

Com uma escrita leve, poética e profundamente humana, Vagão Azul promete encantar leitores de todas as idades e inspirar educadores, famílias e profissionais da inclusão a seguirem acreditando no poder que a literatura tem de transformar vidas.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.