Mácleim sai do aquário e lança primeiro livro durante o evento
Obra reúne análises artísticas e de artistas que desfilaram no projeto Teatro é o Maior Barato
Ascom Bienal com Odilon Rios
Músico e jornalista com trajetória marcante na cena cultural alagoana, Mácleim estreia como autor literário na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com o lançamento de O Olho do Crítico, que apresenta um ponto de vista: resenhas do maior barato reúne seus textos, contando espetáculos e análises artísticas e de artistas que desfilaram no projeto Teatro é o Maior Barato.
O livro será lançado no dia 7 de novembro, às 15h. A capa ficou a cargo de Pedro Cabral, nome conhecido em Alagoas pelos desenhos originais projetados em telas e suas obras de arte.
Sobre o autor
Mácleim é reconhecido por sua atuação na música popular alagoana, Construiu uma identidade artística que mistura raízes afro-brasileiras, sonoridades urbanas e uma profunda conexão com os movimentos culturais locais. Suas composições transitam entre o samba, o coco, o rap e a MPB, sempre com letras que refletem o cotidiano, a resistência e a beleza da vida nordestina. Como jornalista, o olhar crítico e sensível, voltado para os temas sociais, culturais e políticos que atravessam Alagoas e o Brasil.
A expectativa é de uma obra que valorize a oralidade, a memória coletiva e os afetos que moldam a identidade alagoana lançada na Bienal de Alagoas que se consolida como um dos maiores encontros literários do Nordeste.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Ufal e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 e outras informações da programação por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.