Painel sobre Integridade da Informação é destaque
Painel sobre Integridade da Informação é destaque na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Painel sobre Integridade da Informação é destaque

Evento gratuito ocorre neste sábado e traz Eugênio Bucci, Marco Schneider e Myllena Diniz como referências

Ascom Bienal com Fábia Assumpção - Agência Alagoas

O Núcleo de Integridade da Informação da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Alagoas (Secom) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) promovem, neste sábado (1º), um Painel Sobre Integridade da Informação, das 14h às 18h, na Sala Ponta Verde, no Centro de Convenções, em Jaraguá, como parte da programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A entrada, você já sabe, é franca.

O painel vai contar com a participação do professor Eugênio Bucci, titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP); Marco Schneider, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict); e a doutoranda do Ibict e jornalista Myllena Diniz, colaboradora da plataforma de divulgação científica The Conversation Brazil. Durante o painel, eles discutirão sobre a importância da integridade da informação em um contexto de desinformação e distúrbios informacionais e as principais questões que vêm discutindo em suas obras e estudos mais recentes.

Além disso, na oportunidade, Marco Schneider lançará seu novo livro, intitulado Fascismo Zumbi: mídias sociais, inteligência artificial e desinformação, da editora Garamond, que aborda como a desinformação, as mídias sociais e a inteligência artificial se entrelaçam com fenômenos políticos, éticos e culturais, configurando uma espécie de “zumbificação” — ou seja, um retorno de formas autoritárias, manipulação em massa, e retrocesso da verdade.

Serviço:

Painel sobre Integridade da Informação

Data: 1º de novembro de 2025

Horário: 14h às 18h

Local: Sala Ponta Verde, 1° andar do Centro de Convenções, na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Entrada gratuita

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural