Projeto promove proteção e conscientização de crianças e adolescentes
'Eu Me Protejo' busca formação de conselheiros tutelares para fortalecer o enfrentamento à violência contra jovens
Janaína Farias - jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
Com ênfase no cuidado, na proteção e na garantia de direitos, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) promoveu, nesta quarta-feira (5), durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, uma formação continuada voltada a conselheiros tutelares, representantes dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA), técnicos municipais do SIPIA e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.
Durante a formação foi entregue e debatida a Cartilha Eu Me Protejo de Alagoas: Todo dia é 18 de maio, que tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes nos municípios.
A cartilha oferece um material educativo que reforça a importância da autoproteção e do combate à violência sexual em todo o estado. Além disso, a cartilha de prevenção à violência Todo Dia é 18 de Maio foi apresentada durante a formação aos estudantes da Escola Estadual Noel Nutels, em um momento lúdico e interativo, reforçando o diálogo sobre proteção e autoproteção.
De acordo com Isabela Larisse Gomes, da Superintendência de Promoção, Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da SECDEF, a atividade na Bienal representa a continuidade de um trabalho permanente.
“Nós realizamos projetos interventivos de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes ao longo de todo o ano, através do programa Todo dia, é 18 de maio. Esse dia é o dia nacional de enfrentamento a esse tipo de violência e a secretaria, por meio da Superintendência, realiza diversas ações com o sistema de garantia de direitos, como conselheiros tutelares, conselheiros de direitos da criança adolescente, os próprios adolescentes, professores, assistentes sociais, advogados e psicólogos”, destacou.
Durante a formação, também foi apresentado o Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CAICA), como também foi entregue a boneca Cotinha, símbolo do projeto Eu Me Protejo para os municípios que estiveram presentes na formação, como os municípios de Coruripe, Anadia, Estrela de Alagoas entre outros.
Conselho Tutelar
A conselheira tutelar Adriana Correia, representante da Região 8 de Maceió que abrange Cidade Universitária, Antares e Santa Lúcia, ressaltou a importância da ação.
“Quero parabenizar a secretaria pelo projeto, porque temos um índice muito alto de violência e principalmente de violência sexual. O 18 de maio não é apenas um dia, são 365 dias do ano e precisamos desse momento para conscientizarmos a população. Precisamos falar sempre sobre isso e envolver toda a sociedade na proteção das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
A conselheira comentou sobre a importância da oficina realizada com a escola.
“Foi passado para os alunos dessa escola a importância desse tema, que eles também podem ajudar se houver qualquer situação que eles percebam se alguém que está sendo vítima de algum tipo de violência. Como também foi apresentado para eles o projeto Eu Me Protejo”, comentou.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.
Para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr oficial e confira todos os detalhes do evento.