Raphael Montes está confirmado na Bienal do Livro de Alagoas
Escritor e roteirista acumula oito livros, um prêmio Jabuti e foi responsável pela primeira novela do streaming HBO Max, Beleza Fatal
Deriky Pereira - jornalista
Atenção, Lolovers! Raphael Montes estará presente na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Sim, é isso mesmo! O escritor de Beleza Fatal, novela de sucesso recente do streaming HBO Max, é mais um nome confirmado na programação do maior evento cultural e literário do estado, cuja realização se dará entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.
Nascido no Rio de Janeiro, Raphael Montes tem 34 anos e escreve desde os 15 - cinco anos depois, aos 20, publicou seu primeiro livro, Suicídas (2012), que chegou a ser finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Biblioteca Nacional, e adaptado para o teatro em 2015. No total, ele já acumula oito em sua carreira, um Prêmio Jabuti com Uma Mulher no Escuro (2019) e, ano passado, foi o autor brasileiro mais vendido da editora Companhia das Letras com 250 mil cópias.
Além destes já citados, Montes assinou ainda os livros Dias Perfeitos (2014), O Vilarejo (2015), Jantar Secreto (2016), Bom Dia Verônica (2016 com relançamento em 2022), A Mágica Mortal: Uma aventura do Esquadrão Zero (2023) e Uma Família Feliz (2024), obra semifinalista do Prêmio Jabuti e que também virou filme no Globoplay. Foi roteirista ainda em A Regra do Jogo (2015) e Supermax (2016), ambos pela TV Globo, na série Bom dia, Veronica (2020-2024) pela Netflix, e Dias Perfeitos (2025) também pelo Globoplay.
Na Bienal de Alagoas, Raphael estará presente no dia 8 de novembro, às 19h, no Teatro Gustavo Leite, com um bate-papo numa ação intermediada por meio do Sesc Alagoas, parceiro do evento. Clique aqui e conheça mais sobre ele.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.