Segurança Pública trouxe ações educativas e tecnológicas
Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e programas do governo de Alagoas foram apresentados durante o evento
Ascom Bienal com Ascom SSP-AL
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) participou, na sexta-feira (7), do Dia da SSP na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com atividades interativas, educativas e de conscientização para o público que visitou o estande da Secretaria de Comunicação (Secom). Na ocasião, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e programas do governo de Alagoas foram apresentados.
Durante o evento, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar encantou crianças e adolescentes com ações educativas voltadas para a segurança viária. Já a Polícia Civil apresentou equipamentos de ponta utilizados em operações, como drones e câmeras termais, demonstrando como a tecnologia tem sido aliada na prevenção e no combate à criminalidade.
O Corpo de Bombeiros Militar também atraiu o público com óculos de realidade virtual, que simulam situações de emergência e treinamento. Além das demonstrações práticas, a SSP levou à Bienal ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a divulgação do Programa Celular Seguro — voltado à recuperação de aparelhos roubados e furtados — e os canais de comunicação do Disque-Denúncia 181, que permitem à população colaborar com as forças de segurança de forma anônima.
A participação da SSP na Bienal reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a proximidade entre as forças de segurança e a comunidade, aliando tecnologia, cidadania e educação na construção de um estado mais seguro e consciente.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.