Seplag promove Alagoas Inteligente na 11ª Bienal
Estande da secretaria contará com jogos interativos e espaço instagramável
Ascom Bienal com Carol Amorim - Ascom Seplag
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) está na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com um estande sobre a plataforma Alagoas Inteligente (AI), que conta com mais de 20 serviços essenciais e on-line para toda a população e que pode ser acessada por app e pelo site.
O estande da Seplag contará com jogos interativos, como quebra-cabeça e de tabuleiro, para que os visitantes possam conhecer a plataforma e se inteirar sobre o produto. Além disso, o local também terá espaço instagramável.
“A proposta do programa Alagoas Mais Digital é tornar o estado mais eficiente, econômico e acessível, beneficiando tanto os servidores quanto os cidadãos no seu dia a dia. Ao substituir processos físicos por digitais, o programa reduz custos, simplifica procedimentos e torna os serviços públicos mais descomplicados”, afirmou Phelipe Vargas, secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital.
A Secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, reforça que o programa Alagoas Mais Digital, cujo AI é um dos produtos, é um investimento na eficiência da administração pública, que gera economia tanto para o cidadão quanto para o estado.
"Este projeto estratégico é um compromisso com a eficiência da máquina pública. Ele otimiza a gestão, reduz custos e libera nossos servidores para tarefas mais complexas e estratégicas, permitindo que o Estado invista ainda mais naquilo que realmente importa: o bem-estar e o desenvolvimento de nossa gente. O AI faz parte do Programa Alagoas Mais Digital, iniciativa que prevê economia de mais de R$20 milhões aos cofres públicos e mais de R$35 milhões aos cidadãos por meio do Governo Digital”, ressaltou a secretária.
O AI oferece 25 serviços essenciais e entre eles estão a matrícula on-line para as escolas estaduais de Alagoas, solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de baixa renda, consulta de CNH, registro de boletim de ocorrência, emissão de contracheque de inativos ou pensionistas, solicitação de tratamento Fora do Domicílio (TFD) e entre outros.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial bienal.ufal.br/2025 e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.