Sesc promove bate-papo com vencedores do Prêmio Sesc 2024
Atividade acontece no dia 1º de novembro, às 15h, na Sala Pajuçara, e a entrada é franca
Ascom Bienal com Sarah Azevedo - Ascom Sesc
O Sesc marca presença na Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2025 com uma programação especial voltada à valorização da literatura brasileira contemporânea. Um dos destaques é o bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2024, que acontece no dia 1º de novembro, às 15h, na Sala Pajuçara, espaço que integra o Centro de Convenções de Maceió, local onde será realizada a Bienal.
Participam da conversa os autores Ricardo Mauricio Gonzaga, vencedor na categoria Romance com a obra Bololô: gaiola vazia, e Patrícia Souza de Lima, premiada na categoria Conto com o livro A Glória dos Corpos Menores. O encontro é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, sujeito apenas à lotação do espaço.
Vozes da nova literatura brasileira
Professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ricardo Gonzaga é também pesquisador e artista visual, com atuação voltada para temas como imagem, corpo e performance. Em Bololô, o autor mergulha na complexidade das relações familiares, explorando como as ações dos pais podem moldar profundamente a trajetória dos filhos.
Já a escritora paulista Patrícia Souza de Lima apresenta, em seu livro de contos, temas como envelhecimento, desigualdade social e solidão. Patrícia também é poeta, autora de O Amor é um Solo de Jazz, e coordenadora do grupo de leitura Cevadas Literárias, iniciativa dedicada à formação de leitores.
Prêmio Sesc de Literatura
Em sua 21ª edição, o Prêmio Sesc de Literatura é reconhecido como uma das mais relevantes premiações do país para escritores inéditos. Além de revelar novos talentos, ele proporciona visibilidade nacional aos autores selecionados, que têm suas obras publicadas e participam de eventos literários em diversas regiões do Brasil. Trata-se de um impulso à renovação da cena literária nacional, contribuindo para a diversidade de vozes e narrativas que formam o panorama da literatura brasileira contemporânea.
O bate-papo com os autores integra a programação do Sesc Alagoas na Bienal, que inclui ainda oficinas, mediações de leitura, lançamentos e outras rodas de conversa, todas atividades gratuitas, voltadas ao estímulo à leitura, à formação de público e à valorização da cultura.
Para conferir a programação completa clique aqui.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Ufal e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 e outras informações da programação por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.