Socioeducandos participaram da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Socioeducandos participaram da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Socioeducandos participaram da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Iniciativa da Seprev promoveu inclusão, acesso à cultura e contribui para a prevenção à reincidência infracional

Ascom Bienal com Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) fortaleceu ações de humanização no Sistema Socioeducativo de Alagoas. Com base nisso, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e ex-socioeducandos do programa pós-medida Pega a Visão visitaram a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. A iniciativa teve como objetivo promover o desenvolvimento integral dos adolescentes, ampliando o acesso a experiências culturais e educativas e estimulando o protagonismo juvenil.

As visitas monitoradas a espaços de fomento intelectual e cultural priorizam a abordagem humanizada e fortalecem as práticas restaurativas como instrumentos para a reinserção social. Na ocasião, os adolescentes participaram de uma imersão cultural no evento que, nesta edição, celebrou os laços entre Brasil e África, valorizando a literatura, a arte e a força da ancestralidade. Além do contato com autores e obras alagoanas, eles participaram de atividades interativas, como exposições, palestras e apresentações artísticas.

A supervisora da Unidade de Internação Feminina, Silvia Medeiros, destaca que as visitas guiadas complementam as atividades educacionais utilizadas na socioeducação, abrindo espaço para outras perspectivas e contribuindo para a prevenção à reincidência infracional.

“É uma experiência muito enriquecedora para os nossos adolescentes, onde eles têm acesso às produções e debates literários. O contato com diferentes narrativas e perspectivas de vida amplia seus horizontes, estimula a construção de suas próprias histórias e os inspira a definir novos caminhos e metas para o futuro”, afirmou a supervisora.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também teve como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Veja tudo que aconteceu na Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.

Correalização

Realização

Patrocínio Cultural