Uneal prestará homenagem a Douglas Apratto
Douglas Apratto será homenageado na Bienal (Foto: Reprodução/Assessoria)

Uneal prestará homenagem a Douglas Apratto

Momento especial acontecerá durante a abertura da 11ª Bienal Internacional do Livro

Ascom Bienal com Ascom Cesmac

Durante a abertura da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada no Centro de Convenções nesta sexta (31), o professor Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, será homenageado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em reconhecimento à sua contribuição para a história, a cultura e o pensamento intelectual de Alagoas. A homenagem acontecerá no estande da Universidade e contará com a presença do Reitor Odilon Matos e de sua equipe.

Durante o evento, o professor participará de uma sessão de autógrafos de livros recentemente reeditados, entre eles A Tragédia do Populismo, Metamorfose das Oligarquias, A Imprensa Alagoana no Ocaso do Império, A História do País dos Alagoanos e A Mulher e as Vilas Operárias no Ciclo do Algodão. "Essas obras, que abordam com profundidade a formação política, econômica e social de Alagoas, são amplamente reconhecidas por sua contribuição à compreensão crítica da história do estado e por influenciarem novas gerações de estudiosos e historiadores", diz o Cesmac, em nota.

Vale reforçar que a iniciativa celebra os 80 anos de vida de Douglas Apratto, marcados por uma trajetória de intensa produção acadêmica e literária, com 36 obras publicadas que se tornaram referência para o estudo da formação social, política e cultural alagoana. "A presença de Douglas Apratto na Bienal reafirma o comprometimento do Cesmac com a valorização da cultura, da pesquisa e da produção intelectual alagoana, reforçando o papel da instituição como um espaço de fomento ao conhecimento e à memória histórica de Alagoas", conclui o Cesmac, em nota.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.

Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.